O desconforto abdominal pode surgir após uma refeição por causa de diferentes fatores. Por isso, na maioria das vezes não é um sintoma de câncer de estômago, mas também está presente nessa doença, então, o ideal é passar pela avaliação com o médico.
Dificilmente vamos encontrar alguém que nunca tenha sentido desconforto abdominal depois de uma refeição. Essa é uma situação muito comum e pode acometer pessoas de qualquer idade, por isso, nem sempre recebe a devida atenção.
É verdade que muitas vezes o desconforto é provocado por algo inofensivo, como o acúmulo de gases, mas dependendo dos sintomas associados isso pode ser preocupante e exigir a avaliação de um especialista.
Mas afinal, quando o desconforto abdominal depois de uma refeição é preocupante? Como saber quando é a hora de procurar um médico? Será que o desconforto pode ser um indício de câncer no estômago? Continue lendo e veja as respostas.
Fazer uma refeição muito volumosa, comer um alimento de digestão difícil, beber muito líquido durante a refeição, comer e logo em seguida se deitar são algumas situações que podem gerar desconforto abdominal. Por isso, nem sempre essa é uma situação grave e preocupante.
Quando o desconforto aparece de forma esporádica, o mais provável é que ele esteja relacionado ao tipo de alimentos que são ingeridos ou com aquilo que se fez depois de comer. Então, se esse sintoma surgir, vale pensar nesses detalhes.
Precisamos acender um sinal de alerta quando o desconforto vem associado a outros sintomas. A situação pode não ser grave também, mas se ocorre com frequência precisa ser investigada, já que indica que algo não está funcionando como deveria e pode agravar.
Na maioria das vezes, não. Você viu que existem várias possíveis explicações para esse desconforto, e há ainda diversas outras condições e problemas que também podem provocar essa situação, como no caso de um refluxo ou pedras na vesícula.
Contudo, conforme explicamos, quando o desconforto abdominal acontece com frequência ele precisa ser investigado para entender o que está acontecendo. Afinal, não podemos negar que o câncer de estômago também pode provocar esses sintomas.
Porém, quando essa doença traz outros sintomas também. O câncer de estômago, quando em um estágio mais avançado, desencadeia dor constante que vem acompanhada de sensação de saciedade contínua, perda de peso, falta de apetite, azia ou indigestão e vômitos com ou sem sangue.
Existem vários problemas benignos que causam desconforto abdominal após as refeições, e muitas vezes eles requerem tratamento. A seguir, apresentamos algumas possíveis causas para esse sintoma.
Consiste em uma inflamação que afeta o revestimento mucoso do estômago. É uma das grandes causadoras de desconforto abdominal após as refeições, em especial quando são ingeridos alimentos gordurosos ou picantes.
Quando os gases se acumulam no intestino, eles causam desconforto abdominal, dor, pontadas e até mesmo sensação de aperto no peito, mas não é uma situação grave. Isso pode acontecer principalmente quando ingerimos alimentos que favorecem a formação de gases, como leite e seus derivados, refrigerantes, ovos, feijão e batata doce.
A vesícula biliar armazena e libera a bile para que as gorduras sejam digeridas no intestino. Esse pequeno órgão também pode sofrer com a formação de pedras e, quando isso acontece, o desconforto abdominal pode ocorrer logo após a refeição. Em algumas situações ocorre a inflamação da vesícula.
Nesse problema, o conteúdo estomacal retorna para o esôfago. Isso acontece por causa do mau funcionamento da válvula que controla a entrada dos alimentos no estômago. A doença do refluxo gastroesofágico também provoca sensação de estufamento, queimação e azia.
Ainda há outras condições, como a síndrome do intestino irritável, que também podem provocar desconforto abdominal após as refeições, logo, existem várias explicações, e não apenas o câncer de estômago.
A melhor alternativa é, em caso de recorrência dos sintomas, procurar um especialista.