O câncer no intestino surge a partir de um pólipo que se desenvolve dentro do intestino, causado pela alimentação indevida. Com o diagnóstico precoce esse pólipo pode ser removido e assim evitar o desenvolvimento do câncer.
Nesse post, iremos falar sobre câncer no intestino e como a alimentação pode favorecer o desenvolvimento desse tumor. Continue acompanhando para saber como prevenir o seu desenvolvimento.
O câncer do intestino, ou câncer de cólon, é um tumor maligno que acomete o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é muito comum no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, sendo a segunda maior causa de morte por câncer, ultrapassando o câncer de estômago. Em termos de incidência, fica atrás do câncer de mama em mulheres, e atrás do câncer de próstata em homens, porém, em relação a mortalidade ele já é o segundo, isso porque as pessoas não fazem diagnóstico.
As causas desse tumor estão ligadas à alimentação. Uma alimentação gordurosa, pobre em fibra e com alimentos que contém muitos defumados, são os principais causadores do câncer de intestino. As carnes conservadas na salga, ou as carnes curadas, ou defumadas, são os grandes vilões. Já a vitamina C e as fibras, são os que ajudam a prevenir.
O câncer de intestino é uma doença que pode ser diagnosticada antes de dar sintomas. Seus principais sintomas são diarreia às vezes, alternada com intestino preso, outras vezes dificuldade para evacuar e muitas vezes sangue nas fezes. O lado bom é que você pode diagnosticar antes mesmo que esses sintomas apareçam.
Quase todo câncer de intestino nasce em uma pequena verruga no intestino, chamada pólipo, que pode ser identificada através da colonoscopia e ser retirada, e assim você nunca vai ter câncer de intestino. É recomendado que comece a fazer a colonoscopia a partir de 50 anos, mas recentemente, apareceu uma nova diretriz, que diz que esse rastreamento talvez deva ser feito a partir dos 40 anos.
Se você tem algum desses sintomas, ou se você nunca fez uma colonoscopia, procure o seu médico. Informe aos seus parentes e familiares para fazerem a prevenção do câncer de intestino.