O câncer de intestino origina-se de uma pequena verruga chamada pólipo e a partir de seu crescimento e degeneração, este tipo de câncer é desenvolvido.
No post de hoje falaremos sobre o câncer de intestino, alguns de seus sintomas, tratamentos e sobre como o seu diagnóstico precoce pode auxiliar na prevenção desta doença. Acompanhe!
O câncer de intestino grosso, se instala nas porções finais do nosso intestino ou nosso reto, é um dos cânceres mais incidentes e mortais no mundo hoje, entre homens e mulheres. Infelizmente no nosso meio, o diagnóstico é realizado de forma tardia.
Os sintomas podem estar relacionados a dificuldade para evacuar, sangramento às evacuações ou alteração do hábito intestinal, ou seja, caso o paciente esteja com um pouco de diarreia, intestino preso ou até mesmo uma anemia desconhecida, são sintomas do câncer de intestino.
A boa notícia é que este câncer pode ser combatido antes mesmo dele aparecer, já que geralmente quase todos os cânceres de intestino grosso originam-se de uma pequena verruga chamada pólipo. Este pólipo vai crescendo, degenerando e acaba se transformando no câncer.
Se o paciente realiza uma colonoscopia e tira o pólipo, ele nunca terá câncer de intestino, porém grande parte das pessoas tem medo do exame, que não devem ter medo, já que ele é um exame simples, feito sob sedação e trará um grande benefício.
Hoje recomenda-se a Colonoscopia para rastreamento dos pólipos de Câncer a partir de 50 anos, mas já há indícios que esse câncer deve ser rastreado talvez a partir de idades mais jovens, por volta de 40 a 45 anos.
Então, caso você tenha algum familiar ou conhecidos que possuam qualquer desses sintomas e nunca fizeram o exame de Colonoscopia, incentive essas pessoas a procurarem um Cirurgião do Aparelho Digestivo, para realizarem o diagnóstico e se prevenir do câncer do intestino grosso.