Muitas pessoas se confundem em relação à diverticulite, doença lembrada pelas pessoas devido ao falecimento do ex-presidente Tancredo Neves, que morreu de diverticulite. A confusão acontece pois muitas pessoas acham que ter divertículos é a mesma coisa que ter diverticulite, o que não é o caso.
Neste post, vamos explicar a diferença entre divertículos e diverticulite, e como é feito o diagnóstico e tratamento da diverticulite. Acompanhe!
A diverticulite do intestino grosso é quando um dos divertículos (bolsinhas que se formam no intestino) se inflama/infecciona, e aí precisa ser tratado com antibiótico e com uma dieta especial naquele período.
Quem tem divertículos não tem diverticulite, tem simplesmente divertículos, doenças diverticulares ou diverticulose. Já quem tem diverticulite, é a pessoa que teve uma inflamação.
A diverticulite se manifesta apresentando sintomas de dor do lado esquerdo inferior do abdômen, febre e às vezes dificuldade para evacuar. Então, se você apresentar essas condições, você provavelmente está diante de uma diverticulite.
Quando você estiver diante de uma diverticulite, é preciso consultar um médico para fazer o diagnóstico correto da doença.
O exame padrão ouro para diagnóstico é uma tomografia computadorizada, que vai mostrar o grau da sua diverticulite, e o tratamento será recomendado conforme o seu grau, que pode ser mais leve ou mais grave.
Geralmente, nos graus mais leves é possível resolver somente com o uso de antibióticos, podendo ser ministrados por via oral ou endovenosa, muitas vezes sem a necessidade de internar. Quando o quadro é mais grave, você precisa ser internado e tomar antibiótico na veia.
Quando há rotura de um desses divertículos, com saída de fezes ou pus no abdômen, nesses casos é preciso realizar um procedimento cirúrgico, onde muitas vezes tem que se usar uma bolsinha de colostomia provisória até depois poder fazer o fechamento dessa bolsinha.
Quando apresentar sintomas como febre, dor do lado esquerdo da barriga, é importante que você consulte o seu médico ou vá a um pronto-socorro, pois você pode estar diante de uma diverticulite.
Gostou do nosso conteúdo de hoje? Tem mais alguma dúvida, deixe seu comentário ou entre em contato comigo pelas redes sociais!