O consumo de fumo e álcool geram a produção de substâncias que agridem o nosso tubo digestivo, podendo se transformar em fatores que provocam o câncer de esôfago.
Neste post, explicamos que o consumo de álcool e cigarro ao decorrer dos anos, acabam se tornando grandes fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de esôfago, além de alertas de outros malefícios causados por estes produtos.
O álcool e o fumo produzem substâncias que vão agredir o nosso tubo digestivo.
O fumo contém benzopireno e outros derivados do alcatrão, que vão se incorporar ao material genético de nosso organismo e levar mutações, essas mutações no decorrer de anos vão provocar a vários tipos de câncer. Os mais comuns são traqueia, brônquio e pulmão, porém ele também provoca o câncer do esôfago, do estômago e da bexiga, sobretudo que as pessoas nem imaginam.
Como o fumo é um causador de vários tipos de câncer, com sua diminuição, os tumores relacionados a ele, diminuem também.
O álcool, por sua vez, também possui uma ação tóxica em nosso organismo; ele quebra as ligações do nosso DNA, fazendo com que este fique exposto a substâncias nocivas que estão dentro do nosso organismo. Além de estar extremamente relacionado ao câncer do esôfago e ao câncer do estômago, mas sobretudo ao câncer de fígado, através da cirrose que é um grande precursor do câncer de estômago.
Portanto, vamos consumir álcool com moderação e tentar parar de fumar.
Gostou do conteúdo? Tem mais dúvidas, deixe nos comentários ou entre em contato comigo pelas redes sociais!