Por ser o primeiro órgão a receber o alimento, o esôfago está mais sujeito a sofrer agressões do que está sendo ingerido, o que pode posteriormente levar ao desenvolvimento de um câncer.
No post de hoje, iremos falar sobre o câncer de esôfago, sua principal causa e sintomas, além de como é diagnosticado e tratado. Continue acompanhando o post para saber mais!
O esôfago é um tubo, que une a faringe ao estômago, de forma a conduzir o alimento para o estômago. Por ser o primeiro órgão que recebe o alimento, ele está sujeito a agressão por parte dos nutrientes.
O álcool, o fumo e as bebidas muito quentes, são muito agressivos para o esôfago, sendo assim, o indivíduo que ingere álcool regularmente e fuma regularmente, é um grande candidato a ter câncer de esôfago.
O que nos leva a suspeita de câncer de esôfago, são os sintomas, como a pessoa se engasgar para engolir, o alimento entalar, o alimento parar, ou quando o paciente começa a sentir uma queimação, o que nos leva a pedir um exame de endoscopia para diagnosticar. O único meio pelo qual é feito o diagnóstico, é através da endoscopia, então, se você sente esses sintomas, ou conhece alguém que tem, faça imediatamente uma endoscopia.
O tratamento para a doença, é baseado em quimioterapia, radioterapia e muitas vezes cirurgia. Quando o câncer é diagnosticado precocemente, os resultados são bons, porém, muitas pessoas permanecem com esses sintomas por muitos anos, e só procuram o médico tardiamente.
Então, se você conhece alguém que tenha esses sintomas, engasgo, que seja fumante, que beba bebidas quentes, essa pessoas deve se submeter a uma endoscopia, informe a ele e peça para que faça o diagnóstico precoce.