Logo do Dr. Paulo Kassab | CRM 42.138
Agende sua consulta

Lista de Alimentos Cancerígenos segundo a OMS

Tempo de Leitura: < 1 min
Atualizado em 18/12/2023
Sumário

A salmoura é um procedimento milenar de conservação alimentar, porém, seu vínculo com potenciais riscos à saúde, especialmente no contexto do câncer, demanda uma análise cuidadosa.

Neste post, abordamos os riscos do processo de conservação com sal, exemplificado pelo peixe salgado no Japão. Discutiremos a segurança do consumo ocasional e enfatizamos a importância de uma dieta equilibrada. Acompanhe!

Processo de conservação com sal e seus riscos

As proteínas, de maneira geral, quando preservadas em outro meio onde não há refrigeração, são prejudiciais ao nosso organismo. Um exemplo disso é o peixe conservado na salmoura lá no Japão. Naquela época, não havia geladeira no Japão, então, para preservar a única proteína, a mais comum, recorria-se a colocá-la em recipientes com sal.

Esses recipientes de sal propiciavam o surgimento de uma substância carcinogênica naquele peixe, a mesma substância que se manifesta quando a gente deixa a carne de sol secar com sal.

Ainda posso consumir esses alimentos?

Isso não implica que a paciente não possa eventualmente saborear um peixinho conservado na salmoura ou uma carne de sol. O que não é recomendado é consumir isso diariamente. Alimentos defumados também são ricos em outro tipo de composto carcinogênico, o benzopireno.

Portanto, esses alimentos, que são defumados em sua maioria e outros que são curtidos, são bastante prejudiciais. isso não quer dizer que se você comer ocasionalmente, uma vez ou outra, você terá problemas, mas essa prática não deve se tornar um hábito

É importante lembrar que os alimentos mais cruciais na prevenção do câncer de estômago são as frutas e as verduras frescas.

Dr. Paulo Kassab Imagem do Doutor CRM 42.138

Dr. Paulo Kassab

CRM:  42.138     RQE:  64.606
Sou graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro, Mestre em Medicina(Cirurgia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Doutor em Medicina (Cirurgia) e possuo Livre Docência pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Tags: 
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
magnifiercrossmenuchevron-down